o podcast da float faz a seguinte pergunta: como a Psicanálise pode nos ajudar a entender o mundo em que vivemos e as mudanças do nosso tempo?
os psicanalistas e pesquisadores André Alves e Lucas Liedke nos convidam a escutar as VIBES culturais e comportamentais que estão submersas no nosso inconsciente coletivo.
VIBES em ANÁLISE está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Castbox e Google Podcasts.
— qual é o seu episódio favorito?
#20 — DESVIOS DE BELEZA
qual o custo psíquico da beleza? em um tempo com ideais hiper-saturados e uma serialização industrial dos padrões estéticos, vivemos um fenômeno de popularização de procedimentos que resolvem qualquer “imperfeição”. mas afinal, estamos nos sentindo mais bonitos do que nunca?.. ou o contrário? escutamos a pesquisadora de comportamento e cultura Camila Cintra e a psicanalista e linguista Monica Seincman. também fizemos uma seleção de links que nos ajudam a olhar nesse espelho.
#19 — FALAR SOBRE SUICÍDIO
pensar em suicídio. falar sobre isso. lembrar de alguém que tirou a própria vida. lembrar de alguém que um dia falou que estava pensando em fazer isso. lembrar que tem pessoas que pensam nisso todos os dias. falar sobre o medo de pensar, lembrar e falar nesse assunto. nesse episódio, abrimos esse tema tão difícil de articular. e que, justamente por isso, merece a nossa atenção. contamos com a participação da psicóloga Karen Scavacini do instituto de suicidologia Vita Alere. e trouxemos aqui algumas referências para aprofundar.
#18 — POLÍTICA E PSICANÁLISE
política parece ter se tornado um tema-bomba nos dias de hoje. um assunto temido, polarizado, extremado, que muitos de nós tentamos deixar de fora… da família, da mesa de bar, do trabalho… e até da psicanálise? política e psicanálise têm muito em comum, especialmente pela circulação da palavra, dos afetos, dos conflitos e, sobretudo, do desejo. para ampliar o debate, escutamos o psicanalista, professor do Instituto de Psicologia da USP e querido Youtchuber Christian Dunker. e também fizemos uma seleção de links para seguir elaborando.
#17 — MOTIVOS de VERGONHA
o que a nossa vergonha está tentando esconder? 😳 em tempos de exibicionismo, superexposição e cancelamento, será que perdemos a vergonha ou estamos mais envergonhados do que nunca? para escutar e elaborar as atuais funções da vergonha, escutamos o professor, psicanalista e mestre em psicologia clínica Julio Cesar Nascimento. e colocamos aqui algumas referências para ir além.
#16 — MEMES em ANÁLISE
uma reflexão sobre as temporalidades do mundo de hoje. como as novas velocidades, durações e percepções do tempo estão afetando a nossa subjetividade e o nosso estado emocional? ⏳😵💫 esse episódio contou com a participação da psiquiatra, psicoterapeuta e escritora Natalia Timerman. aqui algumas referências para ir além.
#15 — MELHORES AMIGOS
intimidade. cumplicidade. proximidade. escuta. presença. empatia… estamos conseguindo entregar tudo isso a todos os nossos amigos? será que ficou mais difícil manter as amizades? com a participação do psicanalista Alexandre Patrício.
#14 — COMPRO, LOGO EXISTO?
como não sermos definidos pelo que temos e compramos? e como não se sentir consumido pelo próprio ato de consumir? nesse episódio, investigamos as relações conscientes e inconscientes que temos com o consumo. contamos com as participações da Clotilde Perez, professora Titular de Semiótica ECA-USP; e do sociólogo Tulio Custodio da Inesplorato .
#13 — SONHOS ESQUECIDOS
um sonho lembrado não é só um sonho, é uma mensagem. mas já temos tantas mensagens para ler…afinal, deixar de sonhar ou lembrar dos sonhos está afetando a nossa subjetividade? ouvimos também o cientista Altay de Souza e o psicanalista Rafael Cavalheiro.
#12 — PAIXÕES BLOQUEADAS
os discursos do autoamor e da independência emocional vêm influenciando a forma como nos entregamos para uma paixão? será que estamos nos apaixonando menos hoje em dia? contamos com a participação da psicanalista Adriana Gradin.
#11 — MEMES EM ANÁLISE
memes talvez sejam a maior contribuição da cultural da era em que vivemos. mas o que essa linguagem revela sobre o nosso inconsciente digital? a psicanálise pode nos ajudar a entender esse fenômeno? participações especiais da psicanalista Thayz Athayde, do co-fundador do @saquinhodelixo Davi Moraes e do escritor e podcaster Chico Felitti.
#10 — SOBRE DIZER ADEUS
pensar e falar sobre finais e despedidas é sempre difícil, porque o fim nos lembra a morte. mas perdas e encerramentos são inevitáveis na vida. nesse episódio, contamos com a participação de uma das psicanalistas mais admiradas do Brasil Maria Homem.
#09 — NO LIMITE DO TESÃO
convidamos Mariana Stock, psicanalista e criadora do PrazerEla , e o psiquiatra especialista em sexualidade Jairo Bouer para falarmos abertamente sobre pornografia, brinquedos eróticos e outros fenômenos da sexualidade atual.
#08 — OS CAMINHOS DO VÍCIO
fumar demais, beber demais, jogar demais, trabalhar demais. dependência do celular, de medicamentos, das drogas lícitas e ilícitas. que funções e lugares os vícios ocupam na nossa vida? com a participação do psicanalista José Waldemar Turna.
#07 — PSICANÁLISE ANTIRRACISTA
qual é a relação entre racismo e saúde mental? nesse episódio, convidamos três grandes psicanalistas que estudam o tema a fundo e nos provocam a escutar os mecanismos psíquicos por trás do racismo: Anne Egidio (psicanalista e idealizadora do Grupo A Cor do Mal-Estar no ISS); Carlo M. Espírito Santo (psicanalista e professor do Centro de Estudos de Psicanálise) e Lucas Veiga (psicólogo, mestre em psicologia clínica e colunista do UOL).
#06 — FERVO & LUTO
euforia ou ansiedade? retorno à socialização ou negação do luto? como a novo clima de reencontros e efervescência cultural encontram espaço em um período pós-pandêmico? participação especial do antropólogo Michel Alcoforado.
#05 — EU, VOCÊ e MAIS NINGUÉM
um episódio para pensarmos nos dilemas da monogamia, relacionamento aberto, amor romântico, ciúmes e traição — com a participação da psicanalista e escritora Ana Suy.
#04 _ INVEJA, EU?
no jogo de espelhos das redes, será que estamos ficando mais invejosos? como será que podemos escutar e elaborar melhor esse afeto que diz tanto sobre o nosso desejo? com Daniela Arrais e Luiza Brasil.
#03 — POSITIVIDADE TÓXICA
faz sentido sustentar uma postura anti-positividade? como a psicologia positiva, a espiritualidade e o negacionismo se entrelaçam na demanda por esperança? com @espiritualidademercantil
#02 — SOLIDÃO GAY
narcisismo exacerbado, comparação e competição, jogos vorazes no Grindr, desafetação e homossex padrão. será que estamos vivendo uma espécie de epidemia de Solidão Gay? com Alberto Pereira Jr e Kaerre Neto.
#01 — SENTIDOS DO TRABALHO
um episódio baseado no estudo da float sobre corres, exaustão, processos, autonomia, automação e os novos sentidos que estamos dando para nossa relação com o trabalho. com Helene Hermes.