floatvibes

floatvibes

Share this post

floatvibes
floatvibes
refs. #53: Mal-estar na ADOLESCÊNCIA

refs. #53: Mal-estar na ADOLESCÊNCIA

das crises de saúde mental ao bullying e episódios de violência, adolescer nos tempos atuais traz uma camada extra de mal-estar.

Avatar de Andre Alves
Avatar de Lucas Liedke
Avatar de Nina Grando
Andre Alves
,
Lucas Liedke
, e
Nina Grando
abr 05, 2025
∙ Pago
25

Share this post

floatvibes
floatvibes
refs. #53: Mal-estar na ADOLESCÊNCIA
2
Partilhar

ser adolescente nunca foi fácil. é o furacão de hormônios, as inseguranças da sexualidade, a pressão dos pais, da escola, dos amigos, da vida social. e, no meio de tudo isso, ainda ter que decidir o que fazer da vida (/do futuro). é uma fase inevitável de angústias, incertezas e novos sintomas.

só que o estado atual do mundo tem intensificado ainda mais esse caldeirão pulsional. a juventude é, afinal, a esponja do mundo. ou seja, absorve e intensifica as características mais potentes — ou mais destrutivas — do espírito do tempo.

por isso mesmo, ser adolescente hoje vem com uma camada extra de pressão: do sucesso na internet à busca pela beleza perfeita. do desempenho máximo ao sonho de se tornar bilionário. e, claro, a responsabilidade de salvar o mundo. e assim, uma etapa da vida que é fundamentalmente sobre experimentação pode se tornar uma experiência desafiadora de inadequação.

para complicar, por parte de pais e cuidadores, existe uma tendência à superproteção no mundo real e uma desproteção no mundo virtual. só que o adolescente precisa de experiências reais para que possa desenvolver a sua maturidade emocional e relacional. precisa ir além de dados, informações, imagens e robôs. todos nós precisamos, né?

tudo isso fica ainda mais complicado quando a sopa de letras da teoria geracional insiste em propagar estereótipos e preconceitos. sim, a juventude atual merece mais do que um diagnóstico de “geração perdida”.

floatvibes
A post shared by @floatvibes


para expandir a nossa escuta sobre esse tema, convidamos o comunicador e pesquisador o Matheus Sodré @sodremat e o psicanalista e também pesquisador Sandro Cavallote @psi_sandrocavallote

e a seguir, trazemos algumas referências que nos ajudam a se aprofundar no tema, que merece muito a nossa atenção e estudo:

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a floatvibes para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 floatvibes
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar