floatvibes

floatvibes

Share this post

floatvibes
floatvibes
refs. #51: O Silêncio do ABUSØ

refs. #51: O Silêncio do ABUSØ

há dores e machucados que você enxerga, como um hematoma ou uma cicatriz na pele. tem outras que se escondem na nossa alma.

Avatar de Andre Alves
Avatar de Lucas Liedke
Avatar de Nina Grando
Andre Alves
,
Lucas Liedke
, e
Nina Grando
fev 27, 2025
∙ Pago
22

Share this post

floatvibes
floatvibes
refs. #51: O Silêncio do ABUSØ
1
Partilhar

muitas feridas invisíveis povoam nossa mente… e, muitas vezes, elas nos silenciam. e a gente já nem sabe como tentar se curar ou pedir ajuda.

abusøs e assédiøs acontecem de muitas formas: no físico, psicológico, no verbal, não-verbal. esse é um mal muito mais comum do que se pensa e que acontece nas nossas relações com estranhos que acabamos de conhecer… ou com pessoas muito muito… íntimas.

segundo o último estudo da Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a violência sexual contra crianças e adolescentes vem crescendo rapidamente a cada ano no Brasil. ou pelo menos, há um grande aumento de denúncias. em 2023, houve uma média de 1 ocorrência a cada 8 minutos, sendo que esse dado é obviamente subnotificado. 87% dos episódios registrados são contra meninas, e em metade dos casos, a vítima tem entre 10 e 14 anos. recentemente, o aumento de casos foi principalmente na faixa de 0 a 4 anos.

o mais abominável aqui é perceber que a responsabilidade de proteger essas crianças e adolescentes deveria ser de todos nós. mas a gente segue falhando.


falar sobre esse tema tão difícil é imprescindível porque precisamos nos educar, nos fortalecer, desconstruir mitos e medos; e romper com o pacto de silêncio que encobre a violência. é dar suporte a quem precisa, criar redes de acolhimento, fortalecer leis que possam proteger e punir.

acima de tudo, é preciso falar mais e escutar melhor — sem invalidar, sem minimizar. quando um relato desses encontra espaço, quando uma vítima é vista e acreditada e protegida, o ciclo começa a se romper. e, um dia, talvez… o silêncio do abuso se transforme em justiça e cura.

floatvibes
A post shared by @floatvibes


* vale lembrar que o DISQUE 100 é um serviço gratuito e anônimo que permite denunciar violações de direitos humanos.

reunimos abaixo algumas referências que nos ajudam a mergulhar com profundidade nessa temática tão delicada:

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a floatvibes para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 floatvibes
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar