refs. #34 Ansiedade Climática
a saúde do planeta vem afetando a nossa saúde física, mas como isso afeta a nossa saúde mental?
agosto de 2023 foi apontado como o mês mais quente da história na média mundial. nas últimas duas décadas, a mortalidade por causa do calor excessivo cresceu em mais de 50%. para completar, os desastres por causa das fortes chuvas aumentaram drasticamente nos últimos anos.
de um lado, sabemos que existe uma negação muito forte de que a crise climática sequer esteja em curso. de outro, existe um tipo de aposta na catástrofe, uma destrutividade quase gozosa de que “nada mais pode ser feito”. será que existe alguma posição nem tão negacionista e nem tão paranóica?
nesse episódio, contamos com a participação da psicanalista e doutora em meio ambiente Ana Lizete Farias.
para ampliar ainda mais a discussão, reunimos abaixo algumas referências que nos ajudam a articular este tema. lembrando que o Vibes em Análise está com uma parceria com a livraria on-line Dois Pontos, que faz uma curadoria incrível de publicações, além de muito conteúdo pra que você encontre o livro que procura e o que nem sabia que estava procurando.
você pode comprar muitos dos livros que indicamos no episódio com 20% de desconto usando o nosso cupom "FLOATVIBES"
.
1 . PSICANÁLISE E O MEIO AMBIENTE — ANA LIZETE FARIAS
propondo uma relação ainda pouco debatida entre psicanálise e crise ambiental, a autora recorre à base freudiana para demonstrar como é necessário e urgente inserir a dimensão subjetiva da nossa contemporaneidade nas questões socioambientais — além de propor uma interessante escuta dos sintomas de exclusão que fazem parte do cataclisma climático. um belo livro para começar a cruzar a matriz psicanalítica com a crise climática.
.
2 . O LIVRO DO CLIMA — GRETA THUNBERG
nessa obra lançada em Julho de 2023, a ativista e ambientalista sueca de 20 anos reuniu mais de cem especialistas — geofísicos, oceanógrafos e meteorologistas; engenheiros, economistas e matemáticos; historiadores, filósofos e líderes indígenas — para denunciar histórias de greenwashing ao redor do mundo, e fazer um grande chamado à humanidade: a hora de agir é agora!
.
3 . O DIA EM QUE VOLTAMOS DE MARTE — TATIANA ROQUE
a matemática, filósofa e historiadora Tatiana Roque nos convida para uma jornada pela história, retraçando os caminhos que nos trouxeram ao momento sem precedentes em que vivemos. e mais: ao invés de propor soluções ilusórias, oferece pistas para que possamos repensar a vida na Terra e construir um presente que nos permita reimaginar o futuro.
.
4 . BANZEIRO ÒKÒTÓ — ELIANE BRUM
Banzeiro é como o povo do Xingu chama o território de brabeza do rio. é onde com sorte se pode passar, com azar não. não há sinônimos para banzeiro, nem tradução; e é desse lugar visceral que Eliane Brum escreve seu manifesto em defesa da Amazônia. é um livro muito potente, que faz pensar sobre nossa relação com o corpo — tanto do sujeito quanto da floresta. vale também acompanhar o trabalho que ela e um belo time de pesquisadores e jornalistas têm feito na Sumauma.
.
5 . EROS e CIVILIZAÇÃO — MARCUSE
um dos grandes textos do sociólogo e filósofo alemão faz uma interpretação afiada dos conceitos de Freud para pensarmos em como a sociedade industrial moderna depende cada vez mais da produção e do consumo do supérfluo, do obsoletismo planejado e dos meios de destruição. nos provoca a refletir sobre os sintomas e as formas de adoecimento psíquico como estratégias de rebeldia do corpo humano contra a repressão intolerável, lançando-se contra as máquinas da repressão.
.
e para quem quer se aprofundar mais no tema, seguem alguns bons links:
— as ótimas análises do jornalismo ativista do Outras Palavras sobre a terra antropoceno e a crise climática;
— a clássica análise de Ailton Krenak que diagnostica um mundo doente por seus valores invertidos, e busca apontar onde está o começo da mudança;
— a profunda matéria da Revista Gama que antecipou muita coisa sobre a pauta da eco-ansiedade no Brasil;
— o olhar do portal Lunetas sobre como a ansiedade climática afeta principalmente crianças e adolescentes;
— o artigo do NY Times sobre o que o clima extremo faz com nossos corpos;
— Ministry of the future, um dos livros de cli-fi (ficção científica climática) mais aclamados dos últimos anos;
— o belíssimo livro da psicóloga Leslie Davenport sobre terapia climática;
— o excelente trabalho de Sally Weintrobe sobre as raízes psicológicas da crise climática;
— o estudo que analisou mais de 160 artigos científicos em busca de associações entre transtornos psiquiátricos clássicos e fenômenos relacionados à mudança climática e ao clima extremo;
— um guia mais prático para (tentar) ajudar a manter a calma em um planeta em chamas;
— o livro do ex-CEO da Unilever, Paul Polman, e do guru de negócios sustentáveis Andrew Winston — voltado para líderes empresarias que têm o dever de administrar empresas mais sustentáveis;
— ainda na linha Capitalismo Consciente (será que dá?), Bill Gates apresenta um plano para zerar a emissão de gases de efeito estufa e evitar a catástrofe climática.
e se ainda estivermos por aqui… até o próximo episódio <3