refs. #25 Entre Sessões
até onde a psicanálise pode ir na nossa vida e na cultura, para além de um consultório?... e alguns links para ir além.
— afinal, o que acontece ENTRE SESSÕES? basicamente todo o resto da vida…
o sofrimento psíquico (e, por consequência, uma necessidade de maior cuidado com o psiquismo) cresceram bastante nos últimos anos. vivemos uma cultura que trocou os códigos de estresse por saúde mental e de autoajuda por autocuidado. as empresas passaram a ser avaliadas pelo bem-estar mental de seus colaboradores. “trauma”, “recalque” e outros termos da “therapy-speak” foram incorporados ao vocabulário de adolescentes e de páginas de memes. terapeutas se tornaram influenciadores. nossos feeds foram tomados por conteúdos terapeutizantes na vibe: INSTA-THERAPY. até alguns podcasts passaram a funcionar como uma sessão informal de terapia — inclusive o próprio VIBES em ANÁLISE. no fim, não faltam conteúdos para nos ajudar a lidar com a intrigante e esquisita tarefa de estar vivo.
e onde entra a psicanálise nisso tudo? como que ela pode fazer parte da vida cotidiana de cada um, inclusive através de estudos e conhecimento? e como ela pode ser um recurso teórico para fazermos reflexões sobre o mundo e o tempo em que vivemos? e mais: quais são os impactos da difusão da psicanálise, traduzida em "conteúdo", num contexto digital e descentralizado?
foi a partir destes questionamentos que o Lucas Liedke escreveu "Entre Sessões – Psicanálise para além do divã”, livro que acaba de ser lançado pela Editora Planeta. é o resultado não só de pesquisas sobre a elasticidade da psicanálise nos tempos atuais, mas também uma narrativa sobre a relação do próprio autor com a descoberta, o conhecimento e o desconhecimento com o mundo da psicanálise.
"Entre Sessões" é uma bela provocação sobre as funções e os limites de uma análise. e da psicanálise. uma reflexão do que ela pode e não pode fazer por nós. e sobre até onde dá para expandir o seu alcance. é trazer a psicanálise enquanto tese para se pensar cultura, política e comportamento das massas. e sobre como ela pode nos ajudar a dar algum sentido para os absurdos do mundo. um mundo que muitas vezes parece sem sentido algum ou simplesmente carente de novos sentidos.
para ampliar essa conversa, seguem abaixo algumas referências que nos ajudam a articular e aprofundar o desejo e os desafios de sustentar uma jornada de análise (e de formação em psicanálise), além dos nossos processos de elaboração, escuta e escrita:
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to floatvibes to keep reading this post and get 7 days of free access to the full post archives.