refs. #23 Detox (de novo?)
as consequências da mentalidade intoxicar, desintoxicar e reintoxicar... e alguns links para ir além.
— a vida perfeita está a um detox de distância?
o ano virou, o carnaval passou, verão acabou… e parece que é a hora de colocar a vida em ordem. e de lidar com os excessos cometidos, com a sensação de descontrole e com a culpa que são tão comuns nesse momento do ano. está aberta a temporada do DETOX… de novo?
7 dias. 10 dias. 21 dias… desinchar. secar. evitar. eliminar. substituir. limpar. hidratar. receitas rápidas. fórmulas secretas. é natural. é ayurveda. é diurético. é antioxidante… lendo tudo isso, você já tem certeza de que tem alguma coisa errada na sua dieta, nos seus hábitos de consumo, nas coisas que coloca pra dentro e que provavelmente estão fazendo você passar mal de algum jeito que nem desconfia. ou então começa a acreditar que não está tão bem quanto poderia estar.
um estudo recente afirma que mais da metade dos brasileiros pretendia dar início a uma atividade física e a ter uma alimentação mais saudável em 2023. mas que vida é essa na qual temos a sensação constante de estar sempre transbordando toxinas — na nutrição, nas relações, e na internet?
o significante DETOX vem abrangendo muita coisa. mas será mesmo que o mundo ficou tão nocivo que precisamos de tanta purificação? de tempos em tempos, a ANVISA publica uma lista de produtos supostamente detox que não estão autorizados a serem classificados e comunicados com a promessa DETOX. afinal o que significa DETOX?
a lógica da toxidade e da desintoxicação tomou conta de muitos campos da sociedade, do nosso corpo e da nossa saúde mental. mas sabemos que o DETOX muitas vezes falha, tanto simbolicamente quanto concretamente. e se torna inclusive um grande perigo para comportamentos obsessivos.
são mais de 7.4 bilhões de visualizações no TikTok. o DETOX parece ter se tornado um dos recursos centrais de um discurso de superself que paira no ar. é uma escalada na aposta de que devemos “ser nossas melhores versões” para que possamos “viver nossas melhores vidas”. além de, claro, uma infinidade de conteúdos agressivos, opressores e/ou sem qualquer embasamento científico. cabem muitos conteúdos tóxicos na promessa de desintoxicação.
como diz a convidada do nosso episódio, Regina Giannetti, do podcast Autoconsciente:
“o detox também pode ser levado ao extremo, acabar causando ansiedade do mesmo jeito quando entramos na lógica de precisar se livrar do que tóxico seguindo a lógica do bem-estar — outro fetiche da sociedade de consumo.”
na promessa do DETOX como ritual de autocuidado, vamos incorporando a filosofia de que a vida perfeita está a um suco de couve de distância. mas enquanto buscamos obsessivamente as melhores estratégias de limpeza, será que perdemos a chance de compreender o que afinal faz a gente se sentir tão envenenados?
para ampliar a discussão, seguem abaixo algumas referências que nos ajudam a articular e aprofundar esse tema que vem atravessando — e reintoxicando? — tantas subjetividades:
Keep reading with a 7-day free trial
Subscribe to