refs. #21 Colapsos de Família
tensões, decepções e dicas para encarar o Natal... e alguns links para ir além.
ficou difícil sustentar os laços familiares?
nem todo mundo tem uma família, mas todo mundo é atravessado pela família como conceito, como rede de afetos e como instituição. mesmo que esse talvez não seja um assunto importante pra você, é impossível não ser bombardeado por séries, novelas, propagandas e outros produtos culturais que mostram famílias reunidas.
por um lado, somos impactados pelo estereótipo da linha do tempo: namorar, casar, ter filhos, envelhecer juntos, felizes para sempre. por outro, existem os índices de divórcios, o impacto dos aplicativos de relacionamento, as relações ocasionais, a não-monogamia e os Brasileiros tendo menos filhos. são tempos em que a efemeridade dos afetos assusta um pouco e que fazem com que os laços familiares não andem lá muito bem.
em setembro de 2022, o Datafolha mostrou que quase metade dos brasileiros afirma ter deixado de falar com amigos ou familiares sobre política para evitar discussões. aconteceu, acontece e está acontecendo nas melhores famílias. a política agravou, nos últimos anos, um cenário de convivências atribuladas e até rompimentos definitivos. como manter a conexão com alguém que amamos tanto, mas que é (ou se tornou) tão diferente da gente?
a grande ironia todo mundo sabe qual é. nenhum candidato a presidência na história do Brasil fez tanta campanha em defesa do conceito de FAMÍLIA e — ao mesmo tempo — conseguiu ser o grande protagonista e o principal motivo de tantas brigas e afastamentos entre parentes. "família acima de tudo"… desde que todo mundo nessa família esteja do mesmo lado, né? só que isso não existe. nunca existiu… e enfrentar essas diferenças AGORA parece que ficou ainda mais difícil.
como diz a convidada desse episódio, a psicanalista Vera Iaconelli:
“que família é essa que está acima de tudo? é uma família que supostamente é coesa, é homogênea, todo mundo pensa igual, torce pro mesmo time, todo mundo é religioso, acredita nas mesmas coisas. esse é o modelo de família que deve servir de modelo para todos os outros; então é uma violência não só em ato, mas também discursiva, porque existe A família.”
para ampliar essa conversa, seguem abaixo algumas referências que nos ajudam a articular e aprofundar esse tema que vem pulsando com força na casa dos brasileiros:
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a floatvibes para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.